Artigo do dia 26 de maio de 2015, do jornal correio de Uberlândia ajuda a desmistificar o chavão: energia fotovoltaica é cara!
Atualmente, ela se paga em torno de 7 anos e tem uma durabilidade de 30 anos.
Segue artigo: Energia Fotovoltáica
O modelo atualmente vigente no país tem sido:
- gerar a energia in loco;
- fornecê-la à rede de energia da concecionária local;
- obter o desconto do consumo via energia gerada e cedida para a concessionária.
O modelo hoje está tão requintado que a partir do mesmo CNPJ você pode obter descontos em endereços que nem mesmo possuem placas instaladas.
Casa Eficiente
Laboratório de Monitoramento Bioclimático e Eficiência Energética em Florianópolis – SC,
Exemplo: um supermercado que possui a sua sede em um Bairro e outras filias em outros bairros. Se possuírem o mesmo CNPJ, o local que instalar as placas gera crédito junto à concessionária para descontos em outros locais.
Não custa lembrar que a tecnologia para aquecimento de água via placas solares - tecnologia já em amplo uso - e as placas de geração de energia são diferentes. Porém, perfeitamente complementares.
Um detalhe muito importante está na eficiência de tais placas - é de grande relevância a análise da insolação no local de sua instalação - seja na residência ou compercio ou indústria. De preferência, em nossa região, locar placas voltadas para o norte - onde a insolação é maior.
As placas de energia fotovoltáicas dependem mais da iluminação solar do que de seu efeito térmico. Já as placas de aquecimento de água, dependem diretamente do efeito térmico gerado pelo sol.
fonte: http://www.ecoplanetenergy.com
Outra inovação relevante tem sido a aplicação do sistema de geração de energia fotovoltáica com o uso das lâmpadas led - de baixo consumo e longa duração.
EMPRESAS NO TRIÂNGULO MINEIRO E REGIÃO:
http://esolbrasil.com.br/ - Frutal;
http://www.alsolenergia.com.br/ - Uberlândia;
http://www.araxasolar.com.br/ - Araxá;
APLICAÇÕES NA ARQUITETURA:
ESTÁDIO DO MINERÃO
PROJETO DE REFORMA - ARQUITETO GUSTAVO PENNA
FONTE: http://sede.mg.gov.br
FONTE: http://karlacunha.com.br/energia-solar-fotovoltaica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário